Jazzbossa.com Mapa | Contato
Jazzbossa.com
Jazzbossa.com | Teoria Musical | Improvisação | Intervalos | Software

Uma Introdução à Improvisação no Jazz, de Marc Sabatella - Tradução de Cláudio Brandt

Índice Geral | Anterior: Escalas Derivadas | A seguir: Aplicando a Teoria à Improvisação

©2007

Teoria Musical
Pauta e Claves
Fórmula de Compasso
Tom e Semitom
Escala Maior
Escalas Menores
Intervalos
Acordes
Aberturas
Acordes de Sétima

Jazz
História
Fundamentos
Rel. Acorde/Escala
Teoria Musical
Harmonia (Maior)
Harm. (Menor Melódica)
Escalas Pentatônicas
Escalas de Blues
Aplicando a Teoria
Improv. s/ Harmonia
Bibliografia
Discografia
Standards

Quadro de Acordes e Escalas

A tabela abaixo lista os acordes que ocorrem com mais frequência na harmonia de jazz junto com as escalas normalmente associadas a cada acorde. Os acordes estão agrupados nas quatro categorias básicas (maior, menor, da dominante, e meio diminuto). Numa emergência, qualquer escala de qualquer acorde de qualquer uma dessas categorias pode ser usada para qualquer outro acorde naquela categoria. Há uma categoria adicional para acordes diversos no final. Há muitas outras possíveis escalas e acordes. Entretanto, essas são as mais importantes na harmonia tradicional do jazz.

        Acorde                                 Escala/Modo

                       Dó Maior, Dó Lídio, Dó Maior Bebop
 Cmaj7, Cmaj9, C6, C   Dó Maior Pentatônica, Sol Maior Pentatônica

 Cmaj7#11              Dó Lídio, Si in sen

                       Dó Dórico, Dó Menor Bebop, Dó Menor Pentatônica
 Cm7, Cm9, Cm11, Cm    Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica
                       Mi Bemol Maior Bebop, Dó Blues, Dó Menor

                       Dó Dórico, Dó Menor Melódica, Dó Menor Pentatônica,
 Cm6, Cm               Fá Maior Pentatônica, Si Bemol Maior Pentatônica,
                       Dó Menor Bebop, Mi Bemol Maior Bebop, Ré in sen

 Cm-maj7               Dó Menor Melódica, Dó Menor Harmônica, Mi Bemol Maior Bebop

 Cm7b6                 Dó Menor, Lá Bemol Maior Pentatônica

 Cm7b9                 Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior

                       Dó Mixolídio, Dó Lídio Dominante, Dó Bebop Dominante,
 C7, C9, C13, C        Dó Blues, Dó Maior Pentatônica

 C7sus, Csus, C11      Dó Mixolídio
 Bb/C, Gm7/C           Dó Suspensa Pentatônica, Fá Maior Pentatônica

 C7#11, C7             Dó Lídio Dominante

 C7alt, C7#9#5, C7#9   Dó Alterada, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica

 C7b9b5, C7b9          Dó Diminuta ST, Fá Menor Harmônica, Fá Menor Melódica

 C7aug, C7+, C7#5      Dó de Tons Inteiros

 Cm7b5                 Dó Lócrio com Segunda Maior, Dó Lócrio

 Cdim7                 Dó Diminuta de Tons Inteiros

                       Dó Frígio, Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio Espanhol
 Cphryg                Dó in sen

 Cmaj7#5               Dó Lídia Aumentada, Dó Maior Bebop

 C7susb9               Dó Frígio com Sexta Maior, Dó Frígio

©2017


© 2005-2007 Cláudio Brandt Todos os direitos reservados. O Jazzbossa.com é hospedado gratuitamente pela 000webhost.com.

www.000webhost.com