Jazzbossa.com Mapa | Contato
Jazzbossa.com
Jazzbossa.com | Teoria Musical | Improvisação | Intervalos | Software

Uma Introdução à Improvisação no Jazz, de Marc Sabatella - Tradução de Cláudio Brandt

Índice Geral | Anterior: Quebrando as Regras | A seguir: Bibliografia Comentada: Teoria e Prática

©2007

Teoria Musical
Pauta e Claves
Fórmula de Compasso
Tom e Semitom
Escala Maior
Escalas Menores
Intervalos
Acordes
Aberturas
Acordes de Sétima

Jazz
História
Fundamentos
Rel. Acorde/Escala
Teoria Musical
Harmonia (Maior)
Harm. (Menor Melódica)
Escalas Pentatônicas
Escalas de Blues
Aplicando a Teoria
Improv. s/ Harmonia
Bibliografia
Discografia
Standards

Bibliografia Comentada (Parte 1)

Minha experiência pessoal com outros livros sobre improvisação de jazz é limitada; meus ouvidos foram meus melhores professores. Aqui vai uma lista de alguns dos livros com que me familiarizei de alguma forma, ou que me foram recomendados. A maioria dos livros e fakebooks está à venda em qualquer livraria de música bem servida. Eles também podem ser encomendados de livrarias na internet.

Fakebooks

  • Chuck Sher, The New Real Book, Sher Music. Este é provavelmente o fakebook legal de jazz mais popular atualmente, e talvez o melhor em termos da abrangência de sua seleção, cuidado editorial, e legibilidade. Muitas das músicas mais tocadas de outros fakebooks conhecidos estão incluídas neste. Ele está à venda em edições Bb e Eb para instrumentos que pedem transposição, e como todos os livros de Chuck Sher, contém a letra quando necessário. Ele contém standards como "Darn That Dream", clássicos de jazz como "Oleo" de Sonny Rollins, e algumas peças contemporâneas como "Nothing Personal", de Michael Brecker. Ele também contém algumas músicas pop como "Killing Me Softly", de Roberta Flack. Devido a sua diversidade, ele não contêm tantas músicas da corrente principal do jazz, o chamado jazz straightahead, como a maioria dos outros fakebooks desta lista, e portanto, embora seja altamente recomendado, você talvez precise encontrar algum outro para suplementá-lo para preencher a seleção de jazz mainstream.
  • Chuck Sher, The New Real Book Volume 2, Sher Music. Este é um bom companheiro para o primeiro volume, já que não há sobreposição, e este volume acrescenta uma boa dose de jazz clássico dos anos 50 e 60, inclusive várias músicas de John Coltrane e Horace Silver. Tem também arranjos de composições modernas complexas de Michael Brecker e outros, bem como uns poucos standards. Ele está à venda em versões Bb e Eb.
  • Chuck Sher, The World's Greatest Fakebook, Sher Music. Este foi o primeiro fakebook de Chuck, mas não foi tão bem recebido quanto o The New Real Book porque contém ainda menos standards de jazz. Mesmo assim, ele pode ser um bom companheiro para os outros livros dele.
  • Herb Wong, The Ultimate Jazz Fakebook, Hal Leonard Publishing. Este tem centenas de música, mas é impresso em tipografia muito pequena para poder caber tudo nele, e o resultado é que é muito difícil de ler. Muitas das músicas são antigas Tin Pan Alley que não são mais tocadas tão frequentemente, por isso a seleção de verdadeiros standards de jazz não é tão ampla quanto aparenta a princípio. Está à venda em edições Bb e Eb, e contém letras.
  • The Real Book. Este foi o standard durante muitos anos. Ele contém uma ampla seleção de standards e clássicos do jazz, e aliás ajudou a definir esses termos nas duas últimas décadas. Há muitos erros neste livro, e muitas das gravações que eu tenho ouvido de músicas deste livro nos últimos vinte anos reproduzem esses erros, o que mostra que o Real Book tem sido uma fonte básica de músicas para muitos músicos profissionais. Foi só recentemente que The New Real Book começou a suplantá-lo. O Real Book original, entretanto, não é legal, já que os autores não obtiveram permissão de direitos autorais para as músicas selecionadas, e eles não pagam royalties aos detentores desses direitos. Na maioria dos casos, os próprios autores deste livro não ganham nenhum dinheiro com ele; a maioria das pessoas consegue uma cópia fotocopiando a cópia de um amigo, ou de alguém que fotocopia os livros e vende-os a um pequeno lucro por baixo do pano. Se você conseguir encontrar uma cópia, e sua consciência não o perturbar muito, vale a pena pegá-la. Há versões em Bb e Eb, e também uma versão para voz. Há várias edições ligeiramente diferentes, sendo a Pacific Coast Edition e a Fifth Edition as mais comuns. Sendo de origem questionável, é difícil dizer como essas diferenças evoluíram, ou quais são exatamente as diferenças entre essas edições, mas esteja avisado de que nem todas as cópias terão exatamente o mesmo conjunto de músicas.
  • The Real Book Volume 2. Este livro, como o original, é ilegal. Ele não é nem de perto tão popular quanto o primeiro volume, mas contém muito jazz clássico.
  • Spaces Bebop Jazz. Este livro é na verdade vendido em várias formas, nenhuma das quais é legal até onde eu saiba. A que eu tenho tem encadernação espiral e é impressa em papel tamanho padrão, embora a música em si seja impressa em tipografia pequena. Eu também já o vi impresso em meia folha e separado em dois ou três volumes. Ele contém principalmente músicas das eras do swing, bebop e cool jazz.
  • Think Of One. Não faço a menor ideia da onde saiu este livro, mas alguém aparentemente decidiu que Thelonious Monk, Wayne Shorter, e Horace Silver estavam mal representados no Real Book original e produziu este livro um tanto mal transcrito, que é igualmente ilegal e consiste quase exclusivamente de músicas que não estão no Real Book, muitas delas dos compositores citados acima. Muito pouca gente parece saber deste livro, o que é ruim, porque há muitas composições maravilhosas nele que não estão em nenhum outro fakebook que eu já tenha visto.

©2017

Compartilhe!

Facebook Twitter Google LinkedIn

© 2005-2007 Cláudio Brandt Todos os direitos reservados. O Jazzbossa.com é hospedado gratuitamente pela 000webhost.com. Este provedor de hospedagem vem ultimamente fazendo manutenção e troca de equipamentos, e com isso enfrentamos diversos períodos fora do ar. Obrigado pela compreensão!

www.000webhost.com