A abertura mais simples para um acorde de quatro notas é a abertura de posição fechada (close position voicing), em que todas as notas do acorde são arranjadas o mais próximo possível. Por exemplo, um acorde C7 pode ter uma abertura em posição fechada como “Dó, Mi, Sol, Si bemol”. Isso é chamado de posição ou estado fundamental, já que a fundamental do acorde, Dó, está no baixo. O acorde também pode ter uma abertura em posição fechada como “Mi, Sol, Si bemol, Dó”, que também é chamada de primeira inversão, já que a nota mais grave foi invertida e está no topo do acorde. A segunda inversão é “Sol, Si bemol, Dó, Mi” e a terceira, “Si bemol, Dó, Mi, Sol”.
Uma abertura drop é criada a partir de uma abertura de posição fechada em que se “derruba” uma das notas para uma oitava abaixo (“Drop” em inglês quer dizer derrubar, deixar cair). Se a segunda nota a partir do topo é derrubada, a abertura é chamada de uma abertura drop 2; se a terceira nota a partir do topo é derrubada, a abertura é chamada uma abertura “drop 3“. Para um acorde C7 em estado fundamental, “Dó, Mi, Sol, Si bemol”, a abertura drop 2 correspondente é “Sol, Dó, Mi, Si bemol”. A segunda nota a partir do topo, o Sol, foi derrubada uma oitava. A abertura correspondente à drop 3 seria “Mi, Dó, Sol, Si bemol”. As aberturas drop 2 e drop 3 podem também ser construídas a partir de qualquer inversão de acorde. No piano, a nota derrubada precisa normalmente ser tocada pela mão esquerda, por isso essas quase sempre são aberturas de duas mãos. Os intervalos nessas aberturas tornam-nas perfeitamente apropriadas para o violão.
Aberturas de posição fechada e de posição aberta são eficazes quando usadas para harmonizar uma melodia, particularmente num contexto de solo. Cada nota da melodia pode ser harmonizada por uma abertura drop diferente, com a nota da melodia no topo. Pianistas e guitarristas de jazz geralmente usam esse tipo de abordagem em seus próprios solos. Diz-se de uma frase em que cada nota é acompanhada por aberturas de posição fechada ou aberturas drop que ela é harmonizada com acordes em bloco. Red Garland, Dave Brubeck e Wes Montgomery regularmente tocavam solos com acordes em bloco.