Como acontece com a literatura didática, meu conhecimento da literatura sobre história e biografia também é limitado. Os livros a seguir são apresentados basicamente a partir do mais geral ao mais específico.
- Bill Crow, Jazz Anecdotes. Este livro contém contos narrados por, e sobre, músicos de jazz.
- Nat Hentoff, Jazz Is, The Jazz Life, Hear Me Talkin’ To Ya. Nat Hentoff é um notável historiador e crítico de jazz. Estes livros contém histórias de sua experiência pessoal e anedotas contadas a ele por outros músicos.
- Brian Case, Stan Britt e Chrissie Murray, The Harmony Illustrated Encyclopedia Of Jazz. Este livro contém biografias curtas e discografias de centenas de músicos.
- Joachim Berendt, The Jazz Book: From Ragtime to Fusion and Beyond. Este livro é organizado por década, por instrumento, e pelos principais músicos e grupos. Cada seção pode ser lida independentemente.
- Ian Carr, The Essential Jazz Companion. Este livro cobre a história do jazz em todo o século 20, discutindo muitos artistas e estilos, e descrevendo gravações específicas. Carr também escreveu biografias de Miles Davis e Keith Jarrett.
- James Lincoln Collier, The Making Of Jazz. Este é um levantamento profundo da história do jazz.
- Frank Tirro, A History Of Jazz. Este é um levantamento relativamente técnico da história do jazz.
- Gunther Schuller, Early Jazz, The Swing Era. Estes livros do respeitado historiador, crítico e compositor Schuller são consideravelmente mais detalhados que a maioria, como também são mais focados em períodos específicos. Pode haver mais volumes nesta série também.
- Richard Hadlock, Jazz Masters Of The …. Há volumes nesta série para décadas diferentes. Cada um contém biografias de cerca de vinte importantes músicos da era.
- Leonard Feather, Inside Bebop. Feather escreveu este livro para tentar explicar aos céticos quando essa música era nova e polêmica.
- Valerie Wilmer, Jazz People. Este livro contém entrevistas com várias legendas dos anos 50 e 60.
- Valerie Wilmer, As Serious As Your Life. Este livro se concentra na vanguarda e na música nova das décadas subsequentes. Ele tem uma natureza altamente política.
- Ross Russell, Bird Lives. Esta é uma biografia informal de Charlie Parker.
- Gary Giddens, Celebrating Bird. Este livro contém muitas fotografias.
- Dizzy Gillespie, To Be Or Not To Bop. Esta é a autobiografia de Dizzy.
- J.C. Thomas, Chasin’ The Trane. Esta é uma biografia informal de John Coltrane.
- Miles Davis e Quincy Troupe, Miles. Esta é uma perspectiva histórica colorida escrita pelo homem que foi talvez o mais influente músico de jazz de todos os tempos, com uma carreira marcada por inovações que atravessam quase meio século. Esteja avisado, entretanto, que a linguagem é um tanto crua.
- Charles Mingus, Beneath The Underdog. A biografia de Mingus é ainda mais crua do que a de Miles, e é menos interessante como documento histórico, exceto pelo fato de ela documentar a história sexual de Mingus.
- Graham Lock, Forces In Motion. Lock oferece uma visão fascinante da música e filosofia de Anthony Braxton.